quinta-feira, 5 de maio de 2011

A influência do nazismo para o início da 2° Guerra Mundial

  Ao fim da 1ª Guerra Mundial, a Alemanha assinou um acordo de paz nomeado Tratado de Versalhes. Ele foi imposto pelos países vitoriosos e responsabilizava a Alemanha pela 1ª Guerra. O tratado proibia o país de fabricar armas, tanques e aviões e obrigava a devolução de territórios conquistados, além de exigir o pagamento de uma indenização aos países vitoriosos pelos danos de guerra. Essas imposições criaram na Alemanha um clima de revolta por parte da população que se sentiu humilhada. Hitler, assim como o restante da população, mostrava-se indignado com as condições nas quais a Alemanha estava tendo que viver e defendia a hegemonia da raça ariana, alegando que o país só se reergueria com a união das raças puras, com ele costumava chamar.  Com isso, os alemães viram em Hitler uma salvação para a crise que o país enfrentava.
Primeiramente Hitler foi nomeado chanceler do presidente Hindenburg e após a sua morte, tomou o lugar como chefe maior. Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração. Esse episódio ficou conhecido como “Holocausto”. O agora líder Hitler deu início ao expansionismo alemão sobre a justificativa de que teria que aumentar o espaço para a raça ariana viver. A Polônia é invadida por tropas nazistas e o Reino Unido juntamente com a França, tomam partido da Polônia, ficando contra a Alemanha. A 2ª Guerra estava iniciada.
Entre as batalhas travadas, a Alemanha colecionava inúmeras derrotas. Contudo, Hitler deu sua última cartada, invadindo a União Soviética, porém não obteve sucesso e uma vez mais a Alemanha foi derrotada.
                       Texto postado por: Fernanda Crispim

Um comentário: